Notícia

Seminário de Compósitos reúne 350 pessoas em São Paulo
Ver mais notícias Página inicial
 
 

Ao longo da semana passada, na cidade de São Paulo, 350 pessoas participaram do Seminário Internacional de Compósitos, evento realizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), em parceria com o JEC Group, maior companhia global especializada na divulgação desse tipo de plástico de alta performance.   


          Divididas em três temas principais – construção civil, transporte e energia eólica –, as palestras foram assistidas por profissionais de 150 empresas que fabricam e consomem os materiais compósitos, além de representantes do BNDES, Ministério da Educação (MEC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Falcão Bauer, entre outros. “Foi o primeiro evento do setor brasileiro de compósitos a reunir um público tão heterogêneo e abrangente, com destaque para a maciça participação de usuários finais”, afirma Gilmar Lima, presidente da ALMACO (foto). Ele ressalta também o alto nível dos trabalhos e a variedade dos temas apresentados. “Ao lado das palestras de especialistas brasileiros e internacionais em compósitos, pudemos acompanhar as apresentações de profissionais de primeira linha dos segmentos automotivo, arquitetura, aviação, energia e investimentos”. 

Alunos do SENAI Mário Amato, de São Bernardo do Campo (SP), também marcaram presença no seminário. Eles assistiram a uma aula inaugural sobre os materiais compósitos apresentada por Waldomiro Moreira, diretor da Global Composites e professor da pós-graduação em compósitos da Universidade Positivo.  Em paralelo ao seminário, ocorreram a exposição de dezenas de produtos feitos inteiros ou parcialmente de compósitos – ação denominada “Galeria de Arte” – e a cerimônia de entrega dos troféus do Top of Mind da Indústria de Compósitos, principal prêmio do setor – é organizado pela ALMACO desde 2010 e, na edição deste ano, contemplou 24 categorias.  

           

           “O seminário superou as nossas expectativas. Foi um evento multifacetado, em que os participantes conseguiram aproveitar ao máximo cada uma das ótimas palestras. Mais ainda, os impressionantes produtos expostos na ‘Galeria de Arte’ e a celebração do Top of Mind ofereceram exemplos convincentes do que o Brasil e a América Latina como um todo são capazes de desenvolver”, afirma Frédérique Mutel, presidente e CEO do JEC Group.





Setor de compósitos elege as empresas Top of Mind de 2015

 No dia 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de premiação do Top of Mind da Indústria de Compósitos. A grande homenageada da noite foi Frédérique Mutel. “Trata-se de uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento mundial do nosso mercado”, disse Gilmar Lima. Promovido desde 2010 pela ALMACO, o Top of Mind é a principal premiação do setor de compósitos. Como de costume, a pesquisa que apontou os vencedores foi conduzida por uma empresa independente, a Destaque Business Research.


Confira os vencedores por categoria:

 

Resina Poliéster: Ashland

Resina Epóxi: Dow

Resina Éster-Vinílica: Ashland

Fibra de Vidro: Owens Corning

Fibra de Carbono: Texiglass

Adesivos: LORD

Catalisadores: Polinox

Gelcoat: Morquímica 

Composto de Moldagem: BMC do Brasil

Desmoldante: Redelease

Aditivo: BYK

Processos Manuais: Marcopolo

RTM: MVC

SMC: Tecnofibras

BMC: BMC do Brasil

Pultrusão: MVC-Stabilit

Infusão: MVC

Enrolamento Filamentar: Petrofisa

Laminação Contínua: MVC

Moldes: AJB Souza

Equipamentos: Fibermaq

Distribuidores: Redelease

Inovação: MVC

Indústria de Compósitos: MVC

Endereço
Rua Vicente da Fontoura, 2629 | Bela Vista
CEP 90640-003
Porto Alegre | RS
Telefones
(51) 3062.4569
(51) 3062-7569
Siga-nos